Saiba como funciona o transporte escolar da Sinval Transportes

Os veículos de Transporte Escolar possuem características comuns por todo o Brasil, com a faixa amarela escrito em letras pretas identificando ESCOLAR, sinaleiras no teto e câmeras de frente e ré.  A cor e a vida útil do veículo, bem como o número que aparece é determinado pelo Município, que é quem fornece a concessão, ou seja, o número identifica para quem o Prefixo Escolar foi concedido e onde deverá atuar, isto é, em que comunidade deverá atender.
Além de respeitar todos as normativas determinadas pelos órgãos públicos e DETRAN, para receber o alvará de licença para circulação do Transporte Escolar no Município de Viamão é necessário: solicitar à EPTV – Empresa Pública de Transporte em Viamão – uma certidão de que o veículo tem a concessão para Transporte Escolar no município para apresentar no DETRAN-RS juntamente com os documentos da Empresa e do responsável, acompanhado de laudo de inspeção técnica do Transporte Escolar (vistoria veicular realizado em empresas privadas) e taxa de vistoria do DETRAN-RS para então realizar a vistoria e receber Autorização para trânsito de veículos de transporte escolar, de acordo com o artigo 136 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Depois levar o veículo para ser inspecionado pela EPTV, acompanhado da taxa de vistoria e a Autorização para trânsito de veículos de transporte escolar fornecido pelo DETRAN-RS. Se estiver tudo de acordo com as normativas e o veículo em condições de rodar, é liberado o ALVARÁ. Este processo é realizado semestralmente. São realizadas três diferentes vistorias para liberação do veículo e do alvará de Transporte Escolar.

Dentro do veículo é obrigatório estar disponível para os órgãos fiscais: O Alvará de licença de circulação, a Autorização para trânsito de veículos de transporte escolar, o tacógrafo liberado, além da CNH do condutor especificando que é motorista profissional e o curso de Transporte Escolar, carteirinha de Transportador Escolar fornecida pela EPTV e ASO (atestado de saúde ocupacional, realizado anualmente pela Medicina do Trabalho com todos os requisitos determinados no PSMCO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

O Transporte Escolar da SINVAL TRANSPORTES conta com Transportadores Escolares treinados, uniformizados, com crachá de identificação, com celulares e WhatsApp a disposição dos responsáveis, exceto quando estão dirigindo – A orientação da Empresa é que encostem ou retornem a ligação assim que possível. 

Os veículos são personalizados com o logo da empresa e contatos, possuem áudio e vídeo, câmeras internas para controle de segurança – acesso restrito – e rastreamento.

Quando o pai ou responsável nos solicita Transporte Escolar, O Transportador responsável pela rota onde reside o aluno agenda horário e vai até a residência com o veículo Escolar. Acreditamos ser importante a família e o aluno conhecer o Transportador Escolar e o veículo no qual será transportado. Ele levará o contrato de prestação de serviço e estará disponível para tirar todas as dúvidas que surgirem. Entre os documentos solicitados, está incluso uma foto do aluno para anexar na carteirinha que o responsável preenche. Esta carteirinha é a identificação do aluno durante o transporte e nele consta informações pertinentes a sua segurança. Solicite ao Transportador os documentos citados acima que devem estar no interior do veículo ou em posse do condutor. É um direito seu de obter todas as informações disponíveis para sentir-se mais seguro em relação ao transporte do seu filho.

Importante ler atentamente o contrato e fornecer todas as informações e documentos nele solicitados.

Salientamos que não transportamos passageiros sem o uso de cinto de segurança e quando não pudermos garantir a segurança dos nossos passageiros, interromperemos o contrato.

Crianças que necessitam de cadeirinha ou bebê conforto, o mesmo deve ser fornecido pelo cliente ou combinado previamente no contrato e será fixado com reforço de cintas elásticas para que fique totalmente imóvel e seguro. Nossos cintos são de dois pontos, por isso a necessidade de auxílio na fixação e a dispensa do uso de acento de elevação.

Contamos com uma equipe administrativa que estará sempre a disposição de segunda a sexta feira, das 8 horas às 18 horas pelos telefones convencionais e celulares e e-mails disponibilizados após o contrato e outro contato de plantão direto por celular e WhatsApp 24 horas por dia. Também com um Transportador Escolar volante, que estará circulando com os colegas para auxiliar nas rotas, e conhecer as rotas e os alunos para poder substituir o Transportador oficial da rota quando necessário.

Trabalhamos com boletos bancários para não envolver o Transportador com mais uma atividade enquanto deve estar atento aos alunos, trânsito, horários e escolas. E quando tiver dúvidas ou dificuldades, a equipe administrativa terá prazer em auxiliar.

Quando o Transporte Escolar é realizado fora do município de Viamão (busca alunos de outras cidades e leva para as Escolas do Município de Viamão), não há necessidade de concessão municipal para que ocorra. Neste caso, o Transporte é realizado como fretamento contínuo e autorizado pela METROPLAN – A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional. O Veículo é padrão fretamento, sem faixa escolar e prefixo. No interior do veículo haverá lista de passageiros, itinerário e autorização liberadas pela METROPLAN.

Possuímos veículo próprio para substituição quando necessário e devidamente autorizado pela EPTV.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *