Tudo sobre o inversor solar, o cérebro do sistema fotovoltaico

Conheça o que é, como funciona e onde se instala o inversor solar – conteúdo faz parte do e-book “Como Funciona a Energia Solar?”, que pode ser baixado de forma gratuita

Muitas pessoas se perguntam: é muito difícil instalar um sistema de energia solar na minha casa ou na minha empresa? A resposta que damos é sempre a mesma: não. Trata-se de um processo simples e rápido. O sistema fotovoltaico é composto, basicamente, por dois equipamentos: os módulos e o inversor. Os módulos são placas de captação da luz solar instaladas no telhado da sua residência ou do seu comércio ou indústria. A quantidade de painéis irá depender do tamanho da demanda energética do local. Em média, em uma casa padrão, são instalados dez painéis. 

O outro componente é o inversor, o “cérebro do sistema”, do qual vamos falar neste post. É o responsável por compatibilizar a energia gerada pelo sol com o sistema de fornecimento da concessionária. Este aparelho é ligado ao sistema de módulos instalados no telhado, mas fica fixado em um local mais discreto. Tudo isso é projetado pela equipe de engenharia da empresa. 

Aliás, sempre é bom lembrar: no momento de optar por um serviço de instalação, lembre-se de verificar os sistemas fotovoltaicos já concluídos pela empresa. Cada detalhe da instalação, pode fazer diferença na eficiência do seu sistema. Escolha uma empresa como a Elysia, que entrega uma solução completa de energia solar.

O que é o inversor?

O equipamento é o responsável por converter a energia gerada pelos módulos solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é a fonte energética utilizada no sistema elétrico das concessionárias. A corrente alternada é a que usamos em nossas casas e nas empresas. Isso significa que inversor solar é fundamental para que o sistema elétrico do seu imóvel possa se alimentar da energia fotovoltaica para abastecer os utensílios elétricos usados no cotidiano. 

Além da função de principal, de converter a energia, o inversor possui papel importante quando o assunto é a segurança do sistema de energia solar. Atualmente, a maioria dos inversores disponíveis no mercado possui um sistema de monitoramento integrado. Por meio deste sistema de monitoramento, é possível acompanhar o desempenho da geração de energia e ainda avaliar indicadores de sustentabilidade, de retorno financeiro, dentre outros.

Onde o inversor solar é geralmente instalado?

Não há uma regra padronizada para o local onde deva ser instalado o inversor solar. O espaço irá depender da finalidade do aparelho. Em uma residência, por exemplo, eles podem ser instalados perto do quadro de luz ou próximos das placas solares. Usualmente são priorizados locais pouco nobres do imóvel, como garagem e áreas de serviço. No entanto, por uma questão estética ou de preferência, o usuário poderá sugerir um outros locais para a instalação. O importante é que seja um local ventilado, ao abrigo do sol, de água e de calor. Um lugar de fácil acesso e que respeite as especificações do fabricante. O ideal, sempre, é que o consumidor tenha acesso ao inversor solar de forma tranquila, para que possa acompanhar a eficiência do seu sistema fotovoltaico. 

Garantia do inversor solar

A maioria dos inversores vêm, já de fábrica, com garantia de 5 anos, com a possibilidade de estendê-la para até 25 anos através de um plano de garantia estendida pago diretamente ao fabricante. Alguns inversores solares já vêm com garantia 7 ou até 10 anos. Mas é sempre importante ressaltar: maior tempo de garantia não significa que o inversor solar é mais confiável. O fundamental no momento de analisar a compra é que o inversor solar seja de uma empresa com reputação comprovada e que tenha um suporte nacional. A sugestão é sempre consultar a empresa responsável pela sua instalação. Isso faz com que você saiba qual é o equipamento mais adequado para o seu sistema fotovoltaico.

Quer saber mais?

Te interessou pelo assunto e quer saber ainda mais sobre o inversor solar? Temos um e-book exclusivo e que aprofunda mais o conhecimento sobre inversores e painéis solares – além de explicar, de forma didática e detalhada, como o sistema fotovoltaico opera na prática.

Baixe agora o seu e-book. Equipe Elysia Energia Solar


Atenciosamente,

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Beco Dona Gasparina, 119 – Fiúza, Viamão – RS
+55 51 3434.2499 | [email protected]

Sinval Transportes© – Todos os direitos reservados. Por METANÓIA Agência de Comunicação Digital.